PRESS/CLIPPING









4ª Temporada de Exposições 2010 - MARCO




MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Abertura: 14/12/2010 as 19:30h
Visitação: Terça à Sexta: 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados: 14h às 18h.
Rua Antonio Maria Coellho, 6000 - Parque das Nações Indígenas

20 e poucos anos - Baró Galeria



Reserva a data: Inauguraçoes 4/12/10

Artistas: Alexandre B. / Danilo Ribeiro / Flavia Junqueira / Fabio Baroli / Guilherme Peters / Henrique César / Leonardo Costa Braga / Rodrigo Garcia Dutra / Roberto Winter e Luiza Proença / Thais Beltrame / Túlio Pinto

Ana Teixeira // Não mais, mas ainda
Érica Bohm // Galáctica
Giselle Beiguelman // Cinema Lascado (Chipped Cinema)
Mariana Sissia // Sistema de defensa de mi misma


Fábio Baroli - Narrativas Privadas
Laura Marsiaj Arte Contemporânea - galeria anexo

Abertura quarta-feira, 25 de agosto de 2010 às 19h

Rua Teixeira Melo, 31c - Ipanema - Rio de Janeiro / RJ



Aos ventos que virão... Brasília (1960 - 2010)


Aos ventos que virão... Brasília (1960 - 2010)
Curadoria: Fernando Cocchiarale e Karla Osorio Netto


Terça-feira, 10 de agosto, às 20h.


Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO
SCN 03, bloco C, loja 05 - Brasília / DF

Lançamento do catálogo "arquivo Brasília: cidade imaginário"



Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
bate-papo com a curadora Renata Azambuja e artistas

26 de junho de 2010, as 16h

Tribunal de Contas da União - Ed. Sede, SAFS, quadra 4, lote 1 - Brasília/DF 

Prólogo Convida: Arquivo Criativo


Artistas Participantes
Alex Kaleb Romano, Beatriz Lindenberg, Bruno Nogueira, Catharina Bertoni, Cecilia Urioste, Clarice Gonçalves, Diana Niño, Fábio Baroli, Leka Mendes, Luiz Cunha, Luiza Lacava, Marina Piedade, Ricardo Ariza Miyabara, Roberta Nascimento, Roberto Vietri, Talita Zaragoza, Thabata Guerra, Tiago De Carli, Vitor Akeda
------------------------------------------------------------
Concepção
Felipe Hegg, Fernanda Carvalho, Flávia Palladino, Renata Nascimento e Roberto Vietri
------------------------------------------------------------
Exposição
22.05.2010, a partir das 15hs.
Performances e banda a partir das 17hs.
(Os trabalhos estarão à venda até dia 22.06.2010)



Prólogo Convida: Arquivo Criativo
Casa Prólogo

Rua Bahia 1282 – Higienópolis - São Paulo/ SP, Brasil.



Artistas Selecionados
Alberto Bitar, Alex Topini, Ana Beatriz Elorza, Ana Luiza Kalaydjian, Ana Maria de O.Mokarzel, André Favilla, Bettina Vaz Guimarães, Camila Soato, Carla Chaim, Diego de Santos, Fábio Baroli, Iuri Casaes, Karina Zen, Louise D.D., Lucas Simões, Maura Grimaldi, Nailana Thiely, Natasha Barricelli, Nathan Tyger, Rodrigo Torres, Sandra Lopes, Sinval Garcia,

Júri de seleção
Júlia Rebouças, Nina Matos, Orlando Maneschy




arquivo Brasília: cidade imaginário
Espaço Cultura Marcantonio Vilaça
curadoria: Renata Azambuja


Abertura dia 06 de maio de 2010
Tribunal de Contas da União - SAFS quadra 4, lote 1 - Brasília / DF



Brasília Prazer de Pintura
Galeria Fayga Ostrower - Funarte DF
curadoria Bené Fonteles

Projeto Ocupação Contemporânea

 


Projeto Ocupação Contemporânea
Referência | Galeria de Arte
Curadoria: Marcus Lontra

Abertura: 17/04/2010 às 18h
CasaPark - Brasília / DF

BRASÍLIA PRAZER DE PINTURA



A mostra é uma reunião dos artistas pintores de Brasília para celebrar os 50 anos da cidade fora do circuito oficial e dentro do evento Brasília, Outros 50.

Artistas: Elder Rocha . Ralph Gehre . Luiz Gallina . Helena Lopes . Elyezer Szturm . Galeno . Arlindo de Castro . José Ivacy . Glênio Lima . Wagner Hermuche . Gersion de Castro . Rômulo Andrade . Dulce Schunk . Gladistone Menezes . Fernando Madeira . Nelson Maravalhas . Glênio Bianchetti . André Santangelo . Evandro Sales . Girafa . Sônia Paiva . Nina Coimbra . Raquel Nava . Marta Mencarine . Renato Rios . Josafa Neves . Clarice Gonçalves . Andrey Hermuche . Fabio Baroli . Camila Soato . Moisés Crivelaro . Eduardo Cabral . SAMBA (Lucas Gehre, Gabriel Góes e Gabriel Mesquita) . Matias Monteiro . Poliana Morgana

Homenagem especial a Cândida Xavier da Costa

Curadoria: Bené Fonteles


Texto do curador:
Pelo seu espaço amplo de cerrado e sob um céu quase mar, em meio as suas águas ainda cristalinas, a cidade modernista posta a toda prova nesta bela solitude do planalto central, Brasília foi, e é, fonte e suporte de inspiração pictórica para os artistas que aqui chegaram entre o quase nada dos anos 50 e 60: Athos Bulcão, Rubem Valentim, Glênio Bianchetti, Douglas Marques de Sá, Lêda Watson, Babinski e muitos outros pioneiros/candangos.
A mostra construída com rigor e simplicidade tem o intento de apenas reunir os artistas vivos e atuantes que por exercício pleno de cidadania, aderem ao evento como forma de recusar os últimos acontecimentos, iguais aos que há décadas, envergonham os brasilienses de verdade.
Digo sempre que aqui é um ótimo lugar para morrer como artista. E por dois motivos:
     1. Somos descriminados por adotar uma cidade centrada e composta por gente do poder, quando nós, artistas e intelectuais somos gente de poder, e temos mostrado há décadas, uma outra alternativa mais solidária e criativa de dialogar com a cultura do país.
     2. A mídia nacional que aqui reside, tem os olhos voltados apenas para o povo do poder e nunca para nossa vasta, diversa e magnífica produção cultural.
Mas nossa intenção é construir como sempre, e através da arte, uma forma solidária de amar a cidade e seus habitantes que tiveram a coragem de aqui vir morar quando só havia a densa poeira da terra vermelha e as construções ainda muito toscas.
Criaram todos, um sonho de Nação com os olhos voltados para um outro Brasil e para um novo mundo. Não é na verdade muito pouco! Parafraseando Tom Jobim, um dos primeiros que aqui veio e criou música para a cidade nascente: Brasília não é para principiantes.

Bené Fonteles
Curador

Galeria Fayga Ostrower da Funarte / MinC
Abertura dia 20 de abril às 20h

http://brasiliaoutros50.blogspot.com/2010/04/brasilia-prazer-de-pintura.html




minimostra de nus
Galeria Luís Roberto Amaral
curadoria: Jorge Alberto Nabut

Manhattan Shopping - 1° piso, loja 60 - Centro - Uberaba / MG
Visitação: até 17.04.2010

2º Salão Fundarte/Sesc de Arte 10x10 (exposição itinerante)
 
Com o objetivo de reunir trabalhos nas modalidades desenho, escultura, pintura, fotografia e objeto com dimensões que não excedam 10 cm de largura, altura e profundidade, o Arte Sesc – Cultura por toda parte realiza, de 17 de março a 30 de abril, em Uruguaiana, o 2º Salão Fundarte/Sesc de Arte 10X10 com o propósito de fomentar a produção artística contemporânea no campo das artes visuais. Dentro da programação, no dia 18 de março, Mauren De Leon abordará sobre os aspectos didáticos da exposição, a partir das 14h. A atividade é voltada a professores. A mostra tem entrada franca. 




 2º Salão Fundarte/Sesc de Arte 10X10
Sesc de Uruguaiana

A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, no Sesc em Uruguaiana (R. Flores da Cunha, 1984), das 7h às 22h. Outras informações no Sesc local pelo telefone (55) 3412-2482 ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc

MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul


Campo Grande (MS) – Quatro mostras com entrada franca abrem na próxima terça-feira a 1ª Temporada de Exposições 2010 do Marco (Museu de Arte Contemporânea): “Presenças de Cor” – coletiva de pintura e fotografia de seis artistas plásticos de Brasília, “Desenhos”, de Edson Castro, “Close: O Tempo em Preto e Branco”, fotografias de Priscila Mota e “Construções Verticais”, pintura intervenção de Ana Ruas.

As peças e coletivos foram selecionadas pela curadoria do Marco, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e oferecem perspectivas e olhares sobre pessoas, a cidade, formas e cores.

Na exposição coletiva “Presenças de Cor”, os artistas plásticos Camila Soato, Fábio Baroli, Isabela Alves, Luiza Mader, Márcio Mota e Moisés Crivelaro ressaltam as cores e o espaço em seus trabalhos, questionando a composição e a construção de imagens.

Na mostra “Desenhos” de Edson Castro, o artista plástico nascido em Corumbá evidencia um jogo com tons contrastando claro e escuro, espaço positivo e negativo. Descobertas de signos velados nas abstrações.

Já “Close – O Tempo em Preto e Branco” apresenta fotografias da jornalista campo-grandense Priscila Mota, que mostra um olhar sobre pessoas idosas com objetivo de reforçar o valor delas para a sociedade. As imagens captam a beleza e sentimentos que transparecem com o passar dos anos.

“Construções Verticais”, pintura intervenção da artista Ana Ruas, questiona sobre o cenário urbano da Capital, que vem sendo progressivamente modificado por construções em regiões notadamente de preservação ambiental. Um convite para pensar nas ações ecologicamente sustentáveis, no crescimento planejado, no uso do solo e do impacto ambiental.


1ª Temporada de Exposições 2010
MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Visitação de terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriado das 14h às 18h.
Outras informações no Museu de Arte Contemporânea que fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas ou pelo no telefone (67) 3326-7449.

MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Programa Exposições 2010

Dia 26/03
Exposição Coletiva – Ana Lucia Mariz (São Paulo-SP), Celisa Beraldo (São Paulo-SP), Clarissa Campello (Rio de Janeiro-RJ), Fabio Baroli (Brasília-DF), Fabiola M. R. Racy (São Paulo-SP), Flávia Junqueira (São Paulo-SP), Giba Gomes (São Paulo-SP), Lucas Simões (São Paulo-SP), Luciano Deszo (Guarulhos-SP), Rafael Campos Rocha (São Paulo-SP), Renata Ursaia (São Paulo-SP) e Ubirajara Júnior (Ribeirão Preto-SP).

Comissão de Seleção Mariana Trevas, Nilton Campos e Samantha Moreira.


MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Abertura às 20:30 horas.

Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP. Visitação de terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas; sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 12:00 às 18:00 horas. Permanência até 02/05/2010. Informações (16) 3635 2421.


Dia 27/03
Bate-papo no MARP – Tradicionalmente o MARP faz um bate-papo na manhã seguinte à abertura de exposição. Presença dos artistas participantes da exposição coletiva do MARP às 10:00 horas. Evento gratuito, aberto a interessados. Informações no MARP (16) 3635 2421.